Patos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade


11/01/2017 21:14

Motoristas e o celular/whatsapp no trânsito de Patos



A lentidão no trânsito aumenta o tempo do percurso de casa para o trabalho e também a irritação dos motoristas. Quem não possui veículo próprio também é afetado porque em PATOS-PB, não há políticas publicas que privilegiem o transporte público em detrimento do individual, o uso do celular por parte dos motoristas  contribui diretamente para essa lentidão e provoca  acidentes. Uma pesquisa realizada com motoristas e motociclistas de PATOS-PB, revela dados preocupantes quanto o uso de Celular e WhatsApp enquanto conduzem seus veículos.

A pesquisa foi realizada nas principais ruas do centro de PATOS-PB com motoristas e motociclistas, nos dias 27,28 e 29 de DEZEMBRO/16 e apontou que 75,5% entre motoristas e motociclistas  ouvidos confessaram usar com frequência o CELULAR enquanto dirigem e que 63,5% usam o celular teclando no WHATSAPP enquanto dirigem. “Por incrível que pareça os motociclistas afirmaram usar o celular dentro do capacete, e até mesmo digitando no WhatssApp quando pilota suas motos. No presente estudo foi adotado como procedimento metodológico a pesquisa exploratória, principalmente, devido ao fato de existir uma grande carência de material seja acadêmico ou não, a respeito ao tema abordado.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) do mês 10/2016 PATOS-PB, possui uma frota de 45.580 veículos sendo divididos em:

AUTOMOVEIS: 13.843

MOTOCICLETA: 19.142

MOTONETA: 6.119

CICLOMOTOR: 1.601

CAMINHONETE: 2.543

CAMIONETA: 629

CAMINHÃO: 760

CAMINHÃO TRATOR: 68

MICRO-ÔNIBUS: 170

ÔNIBUS: 58

REBOQUE: 300

SEMI-REBOQUE: 112

TRICICLO: 34

UTILITARIOS: 201

Vale ressaltar que à amostra foi constituída por 200 (duzentas) pessoas, entre motoristas e motociclistas, sendo que foram ouvidos 100 motoristas e 100 motociclistas, e que concordaram em participar da presente pesquisa, não assinando o termo de consentimento e que se prontificaram em responder ao questionário apresentado. A pesquisa mostra o perigo que passageiros, pedestres e outros motoristas estão correndo por causa da  “mistura do celular e direção”.

No presente caso, mesmo depois de transcorridos 11 (Onze) anos da municipalização do trânsito na cidade de Patos-PB, ainda não houve uma preocupação por parte da municipalidade, de avaliar em percentual esse problema da população em relação a tal conduta no trânsito.

Especialistas fizeram testes e dizem que usar celular por apenas 2 segundos, em uma velocidade baixa de 60Km/h, é o mesmo que percorrer 83 metros às cegas, já usar o celular por 5 segundos à uma velocidade de 110Km/h, o motorista percorre uma distância de 152 metros às cegas. (Fonte: Volkswagen) 

A MULTA prevista no artigo 252 do CTB  para o condutor de qualquer  veículo automotor que faz uso do celular enquanto dirigi, seja através de fones de ouvidos, falando no celular, segurando ou manuseando  o  celular  é de  R$ 293,47 com 7 pontos na CNH.

Apesar do perigo APENAS 24,5% dos motoristas e motociclistas afirmaram que NÃO usam o CELULAR quando dirigem. E 36,5% dos motoristas e motociclistas afirmaram que NÃO  fazem uso do WHATSAPP quando estão dirigindo. Questionados sobre o perigo os que afirmaram fazer uso desse equipamento não se acham imprudentes. A conclusão da pesquisa revela, portanto, que é preciso uma maior fiscalização dos órgãos de trânsito e uma autocrítica dos motoristas e motociclista para mudar esse  comportamento. O condutor que faz uso do Celular e WhatsApp enquanto dirigi coloca a vida dele e dos demais usuários do ambiente de trânsito em risco.

Fonte: Autor Elucinaldo Laurino


Enquete

Nenhuma enquete cadastrada

Redes Sociais




Mural

Maurílio Rangel em 10/12/2012 20:50

Além de parabenizar pela iniciativa do site, gostaria de concordar com a matéria, pois a isenção...

Leia mais

Ver todas as postagens


Vídeos



Tribuna Livre da Câmara Municipal de Patos

Ver todos